O ESPETÁCULO
Sinopse
Catarina é uma menina de sorriso belo, encantador e cujo riso promoveu maravilhas em seu mundo, o que causou o ódio e a inveja da sombra Zilá, que após lançar-lhe praga, rouba-lhe o riso em momento oportuno. Catarina então, inicia sua trajetória em busca de seu sorriso perdido, tendo a companhia de seu cão Pandolfo, narrador da estória e a ajuda de Aurora, conselheira da mata. O texto faz uma reflexão sobre a perda e a busca da alegria, sobre a perseverança e o aprendizado.
Justificativa
O ritmo frenético da sociedade atual, embora tenha trazido significativos avanços e confortos, tem nos deixado distante de nossa parte mais sensível. Temos de ser fortes o tempo todo e lágrima é sinal de fraqueza. Blindamos nosso coração e endurecemos nossos ouvidos. O espaço para a sensibilidade e para a poesia é pequeno. O teatro também tem seguido este padrão. Grande parte dos textos teatrais e espetáculos contemporâneos que circulam nos grande centros, buscando a proximidade com o cotidiano e com o coloquial simplifica sua linguagem e muitas vezes a empobrece, deixando até mesmo a discussão proposta pelo espetáculo, rasa ou incipiente.
Acreditamos que a efabulação pode evocar sensações esquecidas nos tempos de infância e que, em conjunto com a poesia, se possa despertar a sensibilidade esquecida, perdida ou roubada, da mesma forma que acontece com a protagonista de nossa estória. Considerando que cada um de nós tem um pouco de Catarina dentro de si, oferecemos uma oportunidade de reencontro com o sorriso perdido de cada expectador através de uma experiência sensível.