segunda-feira, 28 de março de 2011

Análise de FÁBIO FREITAS - Sorriso e reflexão

“Dona Menina...” – Sorriso e Reflexão
Por Fábio Freitas

“Dona Menina, cadê seu riso?” de Varlei Xavier, nos leva até um mundo de pensamentos e intuições que nos fazem refletir sobre nós mesmos, nossa postura diante do mundo e o quanto temos de responsabilidade para com ele, mesmo que inconscientemente quando oferecemos um sorriso, quando olhamos o lado bonito da vida ou mesmo quando nos alienamos diante das coisas negativas pois ninguém é apenas mais um grão de areia.

Somos levados através da peça até um mundo novo, lírico, que de início nos soa belo, porém infantil e podemos até pensar: “Que bonito! Mas é uma obra voltada para crianças!” O que no decorrer da encenação percebemos estar enganados pois positivamente “Dona Menina...” consegue atingir a todos os públicos, alertando aos mais atentos e talvez mais maduros sobre algo a mais e que muitas vezes carregamos dentro de nós pois é sem dúvida uma boa cartada quando vemos que a personagem título constata: “Também tive um pouco de culpa!” após ter seu belo sorriso roubado pela inveja de Zilá. O que a torna mais humana, desperta, forte.

E temos diante de nós através da divertida narrativa do cão Pandolfo, companheiro inseparável de Dona Menina, uma série de surpresas reveladas através do jogo de luz e sombras, sons, efeitos criativamente simples e uma simbologia sutil e delicada mesmo através da personagem Zilá, vilã da peça, culpada pelos sofrimentos da heroína.

Quem já conhece o trabalho da Cia. Lírica de Teatro certamente se alegra ao testemunhar a crescente evolução de uma equipe que já era boa e consegue se reinventar e surpreender a cada montagem. “Dona Menina, cadê seu riso?” certamente merece ser visto com atenção para os menores detalhes seja nas articulações de Pandolfo (Tatty Ramalho), seja no balançar incessante de Aurora (Joelma Xavier), a mudança desafiadora de Dona Menina (Roberta Conde) ou nas múltiplas faces de Zilá (Carol Tello) com sua voz gutural.

Um belo melodrama completado pela técnica e canto ao vivo onde todos os envolvidos mais uma vez se superam e estão novamente de parabéns.

Fábio Freitas (Ator e membro do grupo Refinaria Teatral)
27/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...